segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Répteis

   O nome réptil vem do latim reptare, que significa "rastejar".
   Eles surgiram há cerca de 300 milhões de anos, tendo provavelmente evoluído de certos anfíbios. Foram os primeiros vertebrados efetivamente adaptados à vida em lugares secos, embora alguns animais deste grupo, como as tartarugas, sejam aquáticos. 
  A Terra já abrigou formas gigantescas de répteis, como os dinossauros. Hoje esse grupo é representado por animais de porte relativamente menor, como os jacarés, tartarugas, cobras e lagartos.  

Jararaquinha Dormideira

                                Temperatura corporal

   Os répteis, assim como os peixes e os anfíbios, são animais pecilotérmicos: a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente. 


                                Respiração e circulação de sangue
   
A respiração dos répteis é pulmonar; seus pulmões são mais desenvolvidos que os dos anfíbios, apresentando dobras internas que aumentam a sua capacidade respiratória.
   Os pulmões fornecem aos répteis uma quantidade suficiente de gás oxigênio, o que torna "dispensável" a respiração por meio da pele, observada nos anfíbios. Aliás, com a grande quantidade de queratina que apresenta, a pele torna-se praticamente impermeável, o que impossibilita a aquisição de gás oxigênio.
   O coração da maioria dos répteis apresenta dois átrios e dois ventrículos parcialmente divididos. Nos ventrículos ocorrem mistura de sangue oxigenado com sangue não-oxigenado. Nos répteis crocodilianos (crocodilo, jacarés), os dois ventrículos estão completamente separados, mas o sangue oxigenado e o sangue não-oxigenado continuam se misturando, agora fora do coração.
                               
                                             Alimentação e digestão
  
    Em sua maioria, os répteis são animais carnívoros; algumas espécies são herbívoras e outras são onívoras. Eles possuem sistema digestório completo. O intestino grosso termina na cloaca.  

Cobra se alimentando
                                                                                

8 comentários:

  1. Os répteis são espécies de animais muito interessantes, e que se encontram espalhados pelo mundo afora. Sua importância é sem dúvida de grande valia e a preservação também. Eu acho interessante que nós procuremos sempre um pouco mais de conhecimento sobre, pois os benefícios com certeza serão imensos.

    ResponderExcluir
  2. O blog está excelente, matérias interessantes, um visual suave e atraente, muito bom mesmo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Visitem o blog do meu grupo e deixem um comentário.

    www.ecobiolife.blogspot.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. muito legal este blog...não tenho muitos conhecimentos em répteis, na verdade foi minha primeira leitura a respeito...agora vou querer um aulinha!!!

    ResponderExcluir
  5. Interessante o assunto, explica de forma bem clara um pouco sobre os répteis.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o blog de vocês! O assunto abordado e muito interessante, apesar de ter um pouco de medo acho os repeteís animais surpreendentes!
    As matérias estão bem legais as fotos ficaram muito boas e ficou muito bom a parte sobre as curiosidades! Eu não conhecia esse ramo da biologia que estuda repeteís, foi muito bom ficar sabendo sobre essa aréa!

    ResponderExcluir
  7. Algumas das informações contidas no blog já são de nosso conhecimento, o que não deixam de ser interessantes. Outras são novas e por isso despertam nossa curiosidade. Muito legal o blog de vocês! Fotos que chamam atenção.

    Laene Botelho 13A

    ResponderExcluir