segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Curiosidades

- A RÃ-VOADORA habita as florestas do Sudoeste Asiático. Possui corpo esguio e dedos invulgarmente compridos. Na verdade não consegue voar, mas plana muito bem. Quando salta de uma árvore para outra afasta bem os dedos e então a membrana interdigital (que fica entre os dedos) transforma cada uma das patas num pára-quedas e a rã cai suavemente no ar, até chegar ao tronco de uma outra árvore.



- O SAPO-PARTEIRO vive na Europa Ocidental. Este animal acasala em terra, o que é muito raro nos anfíbios. A fêmea põe cerca de 50 ovos e, após a fecundação, o macho enrola cuidadosamente a fiada de ovos em volta dos membros posteriores, transporta-os durante um período que pode ir até um mês e meio e deposita-os, por fim, em água quando os girinos estão prontos a nascer.


- O LAGARTO-DE-COLAR, da Austrália Setentrional, tem uma táctica eficiente de afastar os predadores. É um animal esguio, com pouco mais de um metro de comprimento, mas que quando se assusta, pode-se transformar num ser medonho. O lagarto ergue-se, ficando apoiado apenas nas patas traseiras, balança-se de um lado para o outro, abre a sua enorme boca para exibir o vistoso interior e solta um silvo estridente. As cartilagens ligadas à língua endurecem e fazem subir um enorme colar franzido, com cerca de 30 cm de diâmetro, densamente salpicado de pontos dourados e alaranjados, que contrasta com o seu corpo acinzentado. Não admira que um presumível predador bata em retirada. Passado o perigo, o colar é recolhido e o animal volta às suas tarefas habituais. O colar também serve para controlar a temperatura. Quando têm frio abrem-no ao sol. A sua pele fina está cheia de vasos sanguíneos que absorvem o calor e o transferem para a corrente sanguínea. Quando o lagarto tem muito calor, expõe o colar aberto a uma brisa refrescante para perder calor.


4 comentários:

  1. muito legal e interessante, mas....muito repugnante! Gosto é gosto!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a diversidade desses tipos de animais, e bastante bizarro também! Muito interessante o post.

    ResponderExcluir
  3. Bem legal as imagens.Desconhecia alguns desses animais.O sapo parteiro nunca imaginei que pudesse existir.Gostei do blog!
    Larissa;Química turma:13A

    ResponderExcluir
  4. Adorei tudo, as fotos, o assunto e principalmente o nome do blog. Muito legal.

    ResponderExcluir